quarta-feira, 24 de março de 2010

Seminário Avaliativo Gestar II

Identificação:
Nome da formadora: Maria de Fátima Barbosa
Nome da formadora da UnB: Guiana Brito de Sousa Isaías
Município – Estado: Quixadá – Ceará
Quantitativo de cursistas: 20
Periodicidade dos encontros: Mensal.


II- Minha Reflexão

Acredito que o curso em si está sendo bastante proveitoso porque os cursistas aprovaram a fundamentação teórica do Kit do Gestar II , estão interagindo bastante nos encontros, lendo, ouvindo, debatendo, trabalhando em grupo e apresentando seus trabalhos das oficinas e sua metodologia aplicada na sala de aula.

O que atrapalhou:

.Demora na entrega do Kit;
.Ajuda financeira e material;

Avaliação da Formadora


Diante do trabalho de formadora do curso e nas visitas que realizei nas escolas percebi que se faz necessário uma mudança no ato de planejar para favorecer o repasse do conteúdo por parte do professor para facilitar a compreensão e aprendizagem do aluno. Os recursos materiais são escassos, mas em algumas escolas o saber fazer supre as deficiências provenientes do próprio sistema. Alguns professores publicaram seus trabalhos em projetos colaborativos como no Thikquest e nas Tics como a professora Eliene da escola Nemésio Bezerra. Achei que como formadora preciso melhorar, ser mais dinâmica, ler mais e voltar com mais segurança para realizar os próximos encontros. É o que vou fazer porque aprendi muito exercendo essa competência. Estou feliz porque posso contribuir através dos meus conhecimentos, experiências e aprender muito mais com os meus erros e também acertos.

Avaliação dos cursistas

• No 1º encontro foram repassadas todas as informações exigidas pelo programa em gestão.
• - A certificação do professor cursista dependerá de quatro fatores:
• Freqüência;
• Conceitos emitidos pelo formador referentes à Lição de Casa ou a Transposição Didática;
• Auto-avaliação pelo professor cursista;
• Apresentação do projeto a ser implementado na escola que trabalha.

III- Projetos:

A quantidade de projetos elaborados foram cinco sendo quatro entregues e um ainda a receber.
Os temas selecionados foram:
- Leitura interpretativa de Maria Eulália Inácio de Almeida, Escola Humberto Bezerra,
- Projeto interdisciplinar “Paz e aprendizagem num só lugar”, Assis Bezerra. Professores: Elen Luce, Regina Lúcia e Leila Mara.
- Projeto “Leitura e Escrita”, José Jucá. Professores: Fátima Amorim, Francisca Cabral, Francisca Lucélia e Maria Elizabete
-Projeto:“Minha rua, meu lugar”, Álvaro de Araújo Carneiro. Professores: Joelce Oliveira, Girlene, Conceição e Auxiliadora.- Viajando no mundo da leitura e da escrita, Irenice Gomes e Célia Maria.

Dos projetos apresentados apenas um fora realizado individualmente.

Cronograma:


• 1ª Etapa com 40 c/h presenciais em 2009:
26/09
10/10
24/10
21/11
19/12
• 2ª Etapa a realizar-se em 2010:
27/03
17/04
15/05
29/05
19/06

Prova diagnóstica

• Escola Assis Bezerra
• Turmas: 7º anos A e B, 8º A e B
• Professores: Elen, Regina, Conceição, Girlene, Auxiliadora e Leila.
O referido relatório pretende expor a análise da Prova diagnóstica do Projeto Gestar II na disciplina de Língua Portuguesa.
Sendo assim, após a realização da avaliação constatamos que os educandos apresentam deficiências na leitura e compreensão textual bastante sérias. Entre elas ressaltamos:
O aluno não consegue perceber informações implícitas, não constrói significado de palavras ou expressões, possui dificuldade para pontuar, apresenta falhas na ortografia e na concordância verbal ou nominal.
Salienta-se que as turmas gostaram dos textos e a diversidade textual favoreceu o trabalho de comparação e caracterização dos gêneros.
Nós professores sabemos que há um déficit em Português especialmente, porém vemos nesse curso uma boa oportunidade de nos capacitarmos em busca de atingirmos uma melhor aprendizagem e assim formar pessoas capazes de usar a Língua como forma de interação, para sentir-se atuante e usuário da língua – mãe.

Objetivos do curso:
• Elevar a competência dos professores e de seus alunos:
• Aprimorar as suas práticas pedagógica e profissional;
• Promover condições para que os alunos se desenvolvam de forma harmoniosa, tornando-se autônomos e cooperativos, críticos e criativos;
• Melhorar a capacidade de compreensão e intervenção sobre a realidade sócio – cultural.

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