· Plano de Aula - 6º Encontro
Gestar 27/03/10
TP4 - Unidade: 15 e 16
Iniciamos com a apresentação de slides sobre “Estratégias de Leitura” com o objetivo de despertar a atenção dos professores sobre o ato de ler.
Prosseguimos nossa agenda socializado as tarefas de casa das unidades 13 e 14 do TP4 onde cada escola expôs por meio de relatório e amostragem de trabalhos dos alunos em suas salas onde a maior parte explorou o poema “Cidadezinha Qualquer” de Carlos Drummond de Andrade dentre outras atividades postadas no AAA 4, que foi uma experiência bastante proveitosa e de bom grado por parte dos alunos, assim descreveram os professores.
Na continuação da Unidade 15, fiz comentários sobre cada temática; Mostrei as atividades correspondentes a cada objetivo, inclusive as atividades do AAA5.
Para aprofundar mais ainda o estudo dessa unidade a turma foi dividida em grupo para desenvolver e apresentar as seguintes atividades:
1- Seção 1- Atividade 03 páginas 117 e 118 que trabalham o texto “Admirável mundo louco de Ruth Rocha .
2- Seção 2- Atividade 09 texto Camping, páginas 132 e 133.
3- Seção 3- Atividade 11 e 13 do texto A expansão da pobreza nas cidades de José Murilo de Carvalho.
· Para coroar nossas reflexões sobre a leitura aprofundamos os conhecimentos com a leitura para grafada do “Ampliando nossas referências”, que tem por título “Por que meu aluno não lê”?”de Lionel Bellenger e concordamos com o autor que diz: “Para formar leitores, devemos ter paixão pela leitura”. E concluímos que a leitura carece de ser uma atividade prazerosa e que permita uma construção de sentido.
· O curso Gestar II vem atuando no sentido de oferecer aos professores do Ensino Fundamental II melhores condições profissionais, de conhecimento, para atuar com mais precisão na formação de leitores proficientes. Os professores estão se empenhando nas atividades do Gestar II para melhorar as deficiências de leitura de seus alunos.
· Prosseguindo nossos estudos continuamos a refletir sobre a comunicação escrita, como se desenvolve e como podemos ensiná-la de forma diferenciada, isto é através de um trabalho processual. A unidade 16 trata da produção textual, crenças, teorias e fazeres. Mostrei a importância de trabalhar a produção de texto, pois se constitui numa forma de sair da passividade no ensino da escrita, quebrando os ciclos de dificuldade que temos vivido e para que possamos motivar nossos alunos a desenvolver uma escrita comunicativa.
· Na seqüência a turma foi dividida em grupos para estudar e apresentar as seções descritas a seguir:
1- Seção 1- Escrita, crenças e teorias;
2- Seção 2- O ensino da escrita como prática comunicativa;
3- Seção 3- A escrita e seu desenvolvimento comunicativo.
· Cada grupo escolheu atividades da respectiva seção para apresentar para o grupão, havendo uma discussão ao final de cada apresentação, sobre o objetivo de cada atividade escolhida com suas devidas importâncias, mostrando sempre a importância do desenvolvimento do educando quando inserido no processo de produção textual, o crescimento por meio do envolvimento no ato de ler e escrever.
· Prosseguindo examinamos a oficina da unidade 16 sobre a leitura de imagem e os professores desenvolveram seus planos de aula com os procedimentos necessários de leitura e escrita sobre esta oficina e também a atividade do “Avançando na prática” Para aplicarem em suas salas de aula.
· Por fim foi realizada a avaliação do dia com apenas uma palavra sobre este encontro.
sexta-feira, 2 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário