sábado, 13 de março de 2010
5º Encontro Gestar II 19/12/2009
5º Encontro Gestar II 19/12/2009
Este foi o último encontro do ano e não poderia faltar a nossa festinha de confraternização. A troca de presentes, de abraços, e as mensagens propiciaram um encontro prazeroso, onde todos demonstravam satisfação por está bem com a vida, ter vencido mais uma batalha. Agradecemos a Deus por mais uma vitória, por nos dar oportunidade de continuarmos juntos dos nossos amigos, familiares e por estarmos lutando pelos objetivos que acreditamos ser importantes e que dão sentido a nossa vida.
Prosseguindo, realizei a apresentação da TP4.
Unidade 13 – Leitura, escrita e cultura.
Objetivos:
Refletir sobre os usos e as funções da escrita nas práticas do cotidiano.
Relacionar o letramento com as práticas de cultura local.
Produzir atividades de preparação da escrita, considerando a cultura local, a regional e nacional.
Vídeo Vida Maria
A apresentação do Vídeo mostra que Maria não teve a oportunidade de estudar, apenas trabalhava. Oriunda de família que nunca experimentou o mundo da leitura e da escrita, não teve a oportunidade de alfabetizar-se. Não parece ser uma pessoa feliz, nem tão pouco realizada. As perspectivas de vida não existem. Para que uma pessoa seja letrada necessita está inserida numa prática sociocultural e fazendo uso da leitura e da escrita ligando as práticas em diversas situações de comunicação.
Vídeo com imagens locais, regionais e nacionais.
Seguindo fizemos a leitura do texto “Ampliando nossas referências” e foi realizada uma discussão, que ficou entendido “De como se constitui a questão...” que o foco não é o processo de ensino aprendizagem de palavra escrita em si, o aspecto técnico, mas a relação entre o conhecimento da palavra escrita e a escolarização.
Na sequência foram realizados estudos na TP4, leitura e comentários refletindo sobre os usos e as funções da escrita nas práticas do cotidiano escolar. Vimos que o conhecimento prévio é a porta de entrada para conhecermos o novo e gerar novos aprendizados.
Unidade 14- O processo da leitura.
Objetivos:
Reconhecer texto e leitor como criadores de significados;
Relacionar objetivos com diferentes textos e significados de leitura;
Conhecer a amplitude e o papel do conhecimento prévio na leitura.
Nesta unidade destacamos dois pontos que devem sempre estar presentes nas etapas da leitura que são os objetivos da leitura e os conhecimentos prévios do leitor. Voltamos à unidade 3 da TP1 para rever alguns conceitos sobre o ato de ler.
Foram lidos os conteúdos dessa unidade e a turma dividida em três grupos, discutiram e apresentaram os conteúdos das seções 1, 2 e 3.
Prosseguindo escolhemos para atividade do “Avançando na prática” e “Oficina da unidade” o poema Cidadezinha qualquer de Carlos Drummond de Andrade que foi lido, debatido e analisado cuidadosamente, os professores planejaram suas atividades para aplicarem em suas turmas que devem ser retornadas no próximo encontro.
Para finalizar as cursistas apresentaram as atividades realizadas com os alunos no âmbito escolar, os relatórios dessa tarefa e os tão esperados projetos.
Projetos recebidos:
1- Leitura interpretativa;
2- Leitura e escrita;
3- Paz e aprendizagem num só lugar; (interdisciplinar)
4- Minha rua, meu lugar: (interdisciplinar)
5- Leitura compreensiva e significativa; (interdisciplinar)
6- Viajando no mundo da leitura.
Finalmente a avaliação dessa primeira etapa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
PARABÉNS, FÁTIMA, PELO INÍCIO DE SEU BLOG. SEI QUE AINDA HÁ MUITO O QUE POSTAR E,QUANDO VOCÊ ACHAR QUE JÁ ESTÁ CONSTRUÍDO, EU ESPERO QUE PERCEBA A NECESSIDADE DA ETERNA CONSTRUÇÃO, DIVULGANDO O SEU TRABALHO E O DE SEU MUNICÍPIO EM PROL DE UMA EDUCAÇÃO RENOVADA, EFICIENTE E EFICAZ!!!
ResponderExcluirPARABÉNS PELO TRABALHO REALIZADO, PELA SATISFAÇÃO DEMONSTRADA, DURANTE AS APRESENTAÇÕES ORAIS, EM CADA FASE E AÇÃO DESSE PROGRAMA QUE A CATIVOU!!! AS PRIMEIRAS AÇÕES E ATIVIDADES SE ENCERRAM AQUI E DEIXAM O ESPAÇO ABERTO PARA A CONTINUIDADE...
UM GRANDE ABRAÇO.