quinta-feira, 11 de março de 2010

RELATÓRIO DO MÊS SETEMBRO

RELATÓRIO DO MÊS DE SETEMBRO/2009



No dia 06 de setembro de 2009 realizamos o 1º encontro do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar às 7:30 h na Escola de E.F. José Jucá situada à rua Plácido Castelo no centro da cidade de Quixadá, com uma carga horária de 8h/a, contando com a participação de 23 alunas professoras, todas lecionando Língua Portuguesa em turmas de 6° a 9º anos. Ao todo são sete escolas, quatro de Quixadá e quatro de Quixeramobim.

A abertura do encontro deu-se no auditório da escola com as turmas de Língua Portuguesa e Matemática por meio da mensagem “Deus é bom” e com a palavra da Coordenadora da Crede 12.

A agenda foi seguida com a apresentação dos professores formadores, eu, Maria de Fátima Barbosa formadora de Língua Portuguesa e a colega Ermenegilda formadora de Matemática, que juntas esclarecemos a proposta pedagógica do Curso Gestar II e o papel do professor formador com apoio em slides.
Aproveitando o momento foi apresentando a carta do Ministério da Educação juntamente ás questões diagnósticas propostas como atividade inicial para que os professores cursistas pudessem verificar o nível de conhecimento de seus alunos para que juntos pudéssemos redirecionar nossas atividades almejando uma melhoria no ensino-aprendizagem.


Encerrando os informes do dia apresentamos a mensagem de Cora Coralina, “Não sei”, onde o grupo manifestou os seus sentimentos em relação ao texto e a implantação do curso, que foi recebido com muita satisfação, pois há muito tempo não havia um curso de formação continuada para professores do Ensino Fundamental II e este, veio em boa hora. Os conteúdos do kit foram aprovados por nossos professores cursistas. Logo após um reforçado lanche pudemos dar continuidade as nossas atividades individuais, ou seja, cada formadora com seus professores cursistas.


Então, em síntese apresentei o conteúdo do TP3.

E foi assim:

Objetivos da unidade 09: Gêneros textuais do intuitivo ao sistematizado.


1- Identificar as semelhanças e diferenças na organização dos textos utilizados em diversos contextos do uso linguístico;
2- Relacionar gêneros textuais e competência sóciocomunicativa;
3- Identificar características que levem a clssificação de um gênero textual.

Realizei a apresentação do tema da unidade, Trabalho, mostrando as gravuras das páginas 15 e 16, de pessoas em atividades solicitando que o grupo identificasse quais figuras retratavam situaçoes de trabalho. Após discutirmos sobre o significado do verbete trabalho, concluímos que o conceito de trabalho está ligado a vivência de cada um.

Prosseguindo, mostrei os textos que se encontram nas páginas 15 e 16 da TP3 (biografia, receita, o anúncio publicitário ou propaganda) e ppedi que usassem a intuição linguística e reconhecesse as características de cada texto.

Discutimos sobre os meios como os textos podem se apresentar em nossa vida e em grupos os cursistas conceituaram texto, gênero textual e intertextualidade.

O grupo concluiu que os textos podem se apresentar em nossa vida de diversos meios e que podem ser identificados como uma competência sóciocomunicativa que de acordo com a situação podem ser formais, informais, mais ou menos rígidos, misturados ou não. Não são estáticos e relacionam-se a uma história cultural.


O texto “Ampliando nossas referências” foi bastante revelador e esclarecedor das práticas sócio-históricas dos gêneros textuais que surgem emparelhados a necessidades e atividades sócioculturais, bem como na relação com invenções tecnológicas o que é facilmente perceptível ao se considerar a quantidade de gêneros textuais hoje existentes em relação a sociedades anteriores. Os Gêneros expandiram-se com o florescimento da cultura impressa na fase da industrialização no século XVIII e hoje em plena fase da denominada cultura eletrônica com o telefone, o gravador, o rádio a tv, e a mais notável a internet.
Presenciamos uma explosão de gêneros e novas formas de comunicação tanto na oralidade como na escrita.

Agora divididos em grupos, os cursistas destacaram uma atividade do “Avançando na prática”, comentaram e identificaram pontos relevantes, também pesquisaram atividades no AAA referente a essa temática e cada grupo fez a sua apresentação, demonstrando seus conhecimentos e experiências no assunto.


À tardinha, já estávamos cansados mas continuamos nossas atividades trabalhando a unidade 10 dando sequência ao estudo dos gêneros textuais.


Objetivos:


1- Distinguir as características de gênero literário e de gênero não-literário;
2- Caracterizar gênero poético, de acordo com a função estética da linguagem;
3- Caracterizar uma das formas de realização do gênero poético: o cordel.


No grupão, relacionamos as características do gênero literário e não- literário. Vimos que hoje em dia há um certo consenso entre os estudiosos para se classificar um gênero literário como aquele que tem uma função estética, desperta emoções, prazer, enquanto se considera que o texto não literário tem uma função utilitária(informar, convencer, explicar, responder, ordenar, etc.).
Ou seja, uma característica fundamental do gênero literário é colocar em relevância o plano da expressão, que não serve apenas para transmitir conteúdos, ou informações, mas para recriá-los na sua organização.
Em seguida foi realizada a leitura do texto “José” e “Lavadeiras de Mossoró” discutimos as finalidades que podem ser identificadas nesses textos e a organização de suas idéias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário