sexta-feira, 2 de julho de 2010

Gestar II – 7º Encontro – TP2

· Neste encontro abordamos análises lingüísticas e análises literárias. Iniciamos o nosso encontro passando o slide “Zoom” pelo o qual a turma pôde descontrair-se, e após fizeram seus comentários, comentaram a respeito da reprodução de imagens que vão gerando novas descobertas e que na vida e em especial em nossa profissão precisamos ter sempre idéias novas capazes de ampliar o universo de conhecimento e a visão de mundo de nossos educandos.

· Prosseguindo a nossa oficina as professoras apresentaram as atividades realizadas com seus alunos do “Avançando na Prática” do TP4. Mostraram o que foi bom e falaram das dificuldades, foi um bom debate, as experiências de umas contribuíram para que pudessem outras pudessem ampliar as suas estratégias de aplicabilidades em suas salas de aula.

· A seguir apresentei a unidade 5 “Gramática e seus vários sentidos”, teci comentários sobre as três formas de conceber a gramática. O estudo foi realizado por seção.

· A primeira, “A gramática interna e o ensino produtivo”, mostrando a impossibilidade de uso da língua sem uma gramática. A segunda, “A gramática descritiva e o ensino reflexivo”, que reflete sobre a “língua” discutindo como podemos aprimorar essa reflexão na sala de aula. A terceira seção, chamada “A gramática normativa e o ensino prescritivo”, aprimoramos os conhecimentos sobre o uso e função da gramática normativa e também descritiva que se dá no uso exclusivo das regras da norma culta da língua que apresentamos diariamente nos livros didáticos.

· Apresentei alguns slides para melhor sintetizar os conhecimentos.

· A seguir fizemos leitura do texto Ampliando nossas referências que trata das questões ligadas ao ensino da gramática no ensino fundamental e médio, que concordamos que a boa constituição do texto depende do bom uso de questões gramaticais.

· A 2ª etapa discutiu sobre “A frase e sua organização”, sobre as várias possibilidades lingüísticas de se organizar um texto, pois as dificuldades podem está não na teoria, mas nos usos que cada um pode fazer da frase.

· Assim conceituamos e identificamos a frase estabelecendo a sua relação com o texto, estabelecemos a diferença entre frase, período e oração e identificamos a pertinência das diferentes organizações da frase e do período em cada texto.

· Escolhemos o Avançando na prática p. 56, que foi lido e discutido como devem ser aplicados na sala de aula, os objetivos a serem alcançados.

· Para finalizar o trabalho do dia realizamos a oficina da unidade 6, onde foi realizada a leitura dos dois textos “Maria e Pedro na cova do vento” de Maria Clara Machado e o poema “Quatro” de Léo Cunha, que em grupo as professoras elaboraram um plano de aula elegendo um fato lingüístico para ser trabalhado com os alunos, buscando os melhores exemplos em um ou nos dois textos.

· A avaliação do dia aconteceu através da dinâmica “Eu tiro o chapéu”.













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