sexta-feira, 2 de julho de 2010

Encontro 8º – Gestar II – TP2

Iniciamos o nosso encontro com orações espontâneas, o grupo reunido em círculo pedindo e agradecendo ao nosso Criador por tudo de bom que pudemos realizar, pela nossa vida e de nossos semelhantes para que nossas ações sejam também solidárias, pensando sempre no bem estar de todos que nos cercam seja no trabalho, na rua, ou em casa
.
Iniciamos revisando as unidades anteriores, sobre análises lingüísticas e literárias, passando os slides do encontro passado.

Na seqüência foi realizado o relato do avançando na prática, desenvolvido com os alunos, onde acertos e dificuldades foram compartilhados e discutidos para o aprimoramento da prática de todos.

Abrimos o estudo da unidade 7 “A arte, formas e funções, na qual discutimos o papel e as características da linguagem da arte, para chegarmos a um elemento constante na obra literária: a linguagem figurada. Esta sendo uma unidade bastante interessante em que a gente se deleita entrando em contato com as obras artísticas, e, por tratar- se de uma unidade pequena e de conteúdo bastante significativo, a unidade foi lida na íntegra, analisadas suas atividades, caso a caso. As professoras ficaram encantadas com o conteúdo e os exercícios e com isso realizamos os objetivos, pois identificamos a arte na vida cotidiana exemplificando várias situações, selecionamos e discutimos as características da arte, também suas formas e funções.

A seguir foi realizada a leitura do texto Ampliando nossas referências que nos deu oportunidade de aprofundar a unidade, de conversar sobre arte, sobre a linguagem da arte, o texto fala sobre o nosso conhecimento prévio e nos dá a idéia de intertextualidade e cada um pôde opinar sobre a didática do ensino da arte. Magritte nos provoca uma reflexão sobre a lógica comumente usada, quando cria em seu quadro a ambiquidade entre a imagem e a palavra. Assim concluímos que a obra de arte é uma interpretação da realidade, e não sua imitação. Porque a percepção do artista é sempre marcada pelas suas disposições do momento, filtrada por suas experiências.

Na sequência tivemos unidade 8 com o tema “linguagem figurada”. Nesta unidade analisamos as características na literatura trabalhando as chamadas “figuras de linguagem”, que dizem respeito às palavras, à sonoridade e as estruturas da frase. Esses recursos aparecem com muita freqüência na nossa linguagem cotidiana.

Assim estudamos as seções as seções. Na 1ª identificamos figuras na linguagem cotidiana, vimos que usamos e abusamos das figuras de linguagem; Na 2ª Identificamos as várias possibilidades da linguagem figurada no texto literário apresentando várias figuras de palavras que se filiam a duas figuras- matrizes; Na 3ª identificamos figuras do plano sonoro e sintático da expressividade, estudamos algumas figuras ligadas à camada de sons das palavras e à sintaxe.

Dividi a turma em grupos para compartilhar as atividades das seções, cada grupo escolheu uma atividade, apresentava e tecia comentários contribuindo dessa forma para esclarecer dúvidas pertinentes aos temas abordados.

Como todo encontro, finalizamos nossas atividades realizando a oficina par. Duas participantes foram sorteadas para fazer a interpretação da charge (desenho humorístico) de Quino, observando também a figura de linguagem privilegiada nela. Também foram respondidas as a algumas perguntas apresentadas após a charge.

Cada escola escolheu um avançando na prática para aplicar em suas turmas, mais a oficina charge.


Finalizamos esse encontro através da dinâmica “O meu barco só não virou por que..., fala-se o que entendeu no estudo do dia.


Maria de Fátima Barbosa.

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