sexta-feira, 2 de julho de 2010

9º Encontro Gestar 25/05/ 2010



No TP5, foram desenvolvidas atividadescujos temas são: estilística, coesão, coerências e as relações lógicasnos textos:
· Grupo 1 - unidade 17 p. 13 - Estilística
· Grupo 2 - unidade 18 p.69 - Coerência textual
· Grupo 3 - unidade 19 p 117 - Coesão textual
· Grupo 4 - unidade 20 p.179 - Relações lógicas no texto.

Este é o penúltumo encontro e para o trabalho desse dia realizamos nossa rotina de praxe, pois foi iniciada com a apresentação das atividades do encontro passado tp2 onde foram realizadas as apresentaçoes do Avançando na pratica .

Após, realizei a apresentação do TP5, informei que os textos que lemos e escrevemos são o resultado de um processo significativo que envolve relações lógicas, opções estilísticas e várias outras estratégias de construção de sentidos. O trabalho foi um pouco puxado, mas muito proveitoso pois tentamos conhecer todo o módulo nesse encontro , apelamos para o estudo domiciliar e com muito empenho até facilitou as discussões, os temas explícitos interssavam a todas as professoras, o Gestar está sendo mesmo uma masravilha de curso que está revolucionando a educação, o kit é excelente não resta dúvida.

Apresentei os objetivos e as temáticas de cada seção e após dividi a turma em grupos a fim detrabalhar as quatro unidades em estudo. Assim cada grupo apresentou o conteúdo da unidade solicitada explorando as atividades mais significativas procurando estabelecer a coerência com os mais diversos conceitos explorados sobre estilística, coesão, coerências, e as relações lógicas nos textos. A dinâmica usada nesse encontro foi combinada no encontro passado por questão da quantidadade de oficinas presenciais que são 10 encontros de 8 horas presenciais e assim teríamos chance de ver todos os conteúdos contidos no programa do curso. Nesse estudo refletimos também sobre os módulos 2, 3 e 4 que são ospontos de partida para chagarmos ao mádulo 5 e posteriormente o 6 que terá o mesmo procedimento de estudo, muito estudo domiciliar para darmos conta do conteúdo finalizando nosso curso com sucesso e certos do dever cumprido.

A seguir foi realizado a leitura dos textos Ampliando nossas referências "O vocabulário português" e "A coesão textual" que asseguram uma ligação linguística significativa alargando os nossos conhecimentos por meio do debate e as experiências dos colegas.

Por fim realizamos as oficinas pares que também foi realizada em grupos. Focalizamos na unidade 18, a construção da coerência textual e os aspectos linguísticos e sócio- comunicativos responsáveis pela comunidade de sentido de um texto; pela tessitura das informações em um texto como base de análise foi utilizado o texto publicitário em anexo página 255; Também a oficina 10, unidade 20. Foi trabalhado a construção de significados no texto, tanto a partir de mecanismos de coesão, quanto de marcas de relações lógiocas. para encerrar foi apresentado um texto fazendo uso da linguagem verbal e não verbal.

Por fim realizamos a avasliação do dia que foi dita pelos partipantes que foi uma das melhores.


Maria de Fátima Barbosa
Quixadá - Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário